AVES EM GERAL

PASSAROS NO CAMINHO

QUANDO ENCONTRARES ALGUM NINHO DE AVE NO CAMINHO, EM ALGUMA ÁRVORE OU NO CHÃO. COM PASSARINHOS, OU OVOS, E A MÃE POSTA SOBRE OS PASSARINHOS, OU SOBRE OS OVOS , NÃO TOMARÁS A MÃE COM OS FILHOS, DEICHARÁS IR LIVREMENTE A MÃE, E OS FILHOS TOMARÁS PARA TI, PARA QUE BEM TE VÁ, E PARA QUE PROLONGUES OS DIAS .

Deuteronômio 22:6.7.

canarios de cor

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

CANÁRIO ARLEQUIM PORTUGUÊS (Forma, Tamanho e Posição)

CANÁRIO ARLEQUIM PORTUGUÊS (Forma, Tamanho e Posição)


O presente artigo não tem nem, tão pouco, pretende ter qualquer valor cientifico mais não sendo do que a minha opinião enquanto criador da raça do Canário Arlequim Português, com a experiência obtida nestes quatro anos de criação e ainda com os ensinamentos obtidos por criadores com muito mais experiência nesta área e, considerando ainda, a minha experiência de mais de trinta anos, como criador de canários.

 


Quase parece ser tabu os criadores do Canário Arlequim Português falarem nos métodos que utilizam para a criação do mesmo que, se cumprir o estipulado pelo Standard, atinge a sua essência máxima na coloração, o famoso "equilibradamente variegado", que com maior ou menor dificuldade todos acabamos por lá chegar.

Na minha opinião o problema maior do Canário Arlequim Português reside exactamente em três pontos fundamentais; Corpo (forma), Tamanho e Posição (55º). É aqui que reside o "mistério" do aparecimento do Canário Arlequim Português.
Muito se tem falado sobre as raças contribuíram geneticamente para o aparecimento do Arlequim mas nada se sabe de concreto. Eu, pessoalmente, apenas tenho a certeza de uma coisa: a raça surge da miscelânia de cruzamentos com outros canários que foi sendo apurada ao longo de quase 30 anos pelo seu criador e apreciadores da mesma. Nunca vi nenhum escrito sobre esta matéria exceptuando as considerações do Prof. Dr. Armando Moreno, publicadas em tudo quanto é fórum e inclusive já editado num pequeno livro sobre o Canário Arlequim Português.
Pessoalmente percebo as reticências ou o quase tabu sobre esta matéria depois de observar o que algumas pessoas fazem para a obtenção de um canário com a forma, tamanho e posição que correspondam ao Arlequim pois, se por um lado, dessas misturas resultam em alguns casos numa aproximação do Standard, por outro "fogem" muitas vezes, mais até do que o desejável, do que é exigido pelo Standard exceptuando, talvez, o variegado.

1 -Arlequim Par, pontuado com 92 em 2008. Filho de arlequins puros.
Mesmo quando, ocasionalmente, é obtido um canário que se aproxime claramente do Standard do Canário Arlequim Português, surge aqui outra situação; é que o Canário Arlequim Português tem de ser acasalado Poupa x Par, ou vice-versa, sob pena de se desvirtuar uma das aves ou a Poupa ou o Par, tal qual como acontece, por exemplo, com o Gloster.
Então onde ir buscar a Poupa?
 


Já estou a ver qual é a resposta, pelo menos é o que a maioria dos "entendidos" diz; ou ao Poupa Alemão ou ao Gloster. Eu como não sou "entendido" não digo nem uma coisa nem outra pois há mais raças de canários que têm poupa. Além disso nenhuma, das aves referidas, tem a configuração do Canário Arlequim Português, nem na Poupa, nem na forma, nem na posição, nem no tamanho.
De notar que das misturas feitas em busca do tal "arlequim" os que nascerem regredirão na época seguinte, e na outra, e na outra, retornando às origens, e novamente ter-se-á que recomeçar. Há, ainda, a agravante de o "fazedor de arlequins" tendo conseguido obter um ou mais canários em tudo semelhantes ao verdadeiro Arlequim ao dispensá-lo, dá-lo ou vendê-lo a quem tenha já Arlequins, ir prejudicar essa pessoa que ao proceder ao acasalamento desse canário com aves suas, virá a obter proles fora do Standard, em alguns casos estragando anos de dedicação ao canário.
Não digo que com alguma persistência e com alguns anos de cruzamentos não se chegue a uma determinada altura em que se comece a ter canários que correspondam ao pretendido pelo Standard do Canário Arlequim Português, agora as questões que se colocam é:
Estando já a raça reconhecida e aprovada que não, na minha opinião, ainda estabilizada e existindo já um considerável número de criadores com aves de grande qualidade dentro da linhagem do Standard, valerá a pena o tempo gasto a "fazer" "arlequins"?


2 - Arlequim Par, pontuado com 89 em 2009 no Internacional e 88 no Clube de Matosinhos. Ambos os Pais eram puros.


As aves que saiem dessas misturas são colocadas no meio como canários… de que raça?!
 


Felizmente não precisei de passar por nenhuma das fases que atrás refiro pois sempre tive o cuidado de adquirir aves a criadores com nome e provas dadas na criação do Canário Arlequim Português tendo, sempre, procurado manter e apurar as linhagens adquiridas. Mesmo assim, e aqui reside o busílis da questão não é, ainda possível obter canários 100% Arlequins.
 


Eu não conheço um único criador de canários arlequim português que me garanta e/ou me prove que dos acasalamentos que faz lhe nasçam aves 100% arlequins. E neste caso concreto saliento que conheço criadores de Norte a Sul de Portugal a maior parte deles com mais experiência do que eu na criação dos canários arlequim português e há unanimidade ou se se quiser consenso, de que ainda não é possível obter criações de 100% de aves Arlequim Português que correspondam ao Standard.
3 - Arlequim Poupa, pontuado com 90 pontos em 2009. Pai "de trabalho", Mãe pura.
Efectivamente e pela experiência que possuo mesmo tendo a linha de conta a eliminação sucessiva de exemplares do canário arlequim português com "defeitos" têm-me nascido sempre arlequins com "defeitos" dos mais dispares a saber:
- Unicolores ou só com duas cores,
- Pouco tamanho,
- Pouca postura,
- Pouca forma.
Evidentemente que estes canários sendo descendentes directos de bons exemplares Arlequins poderão e deverão ser aproveitados numa futura época de criação (os genes dos pais estão lá) . A estes exemplares é vulgarmente dado o cognome de "aves de trabalho" e digo cognome porque estes canários são Arlequins embora com os tais "defeitos" que deverão ser paulatinamente erradicados. Mesmo assim e consigo prová-lo destes exemplares, "com defeito", conseguem-se excelentes exemplares e em alguns casos com classificações no pódio das exposições em que participam.
4 - Arlequim Par, pontuado com 91 pontos em 2009. Ambos os pais eram "de trabalho".


Tendo um perfeito conhecimento dos progenitores destes canários e procedendo ao acasalamento destes Arlequins/ "aves de trabalho" com exemplares de Canários Arlequim Português perfeito a percentagem de aves nascidas com a forma tamanho e posição pretendidas pelo Standard é na ordem dos 85%. Mas atenção estes resultados são obtidos se todos forem Arlequins Puros ou descendentes de Arlequins Puros.


Como todos sabem, é dos livros, um campeão não gera campeões… se assim fosse quando se tivesse um casal que gerasse campeões jamais nos desfaríamos dele. Por isso é que de aves "com defeito", as tais que não servem para se concorrer, e isto aplica-se a qualquer raça, lhes chamam "aves de trabalho" e estas aves às vezes geram… campeões!!!

Brevemente abordarei a questão do variegado ou a cor no Canário Arlequim Português.

5 - Arlequim Poupa, pontuado com 88 pontos em 2009, no Internacional e em Matosinhos, Ambos os Pais eram puros.
Até lá!

Publicada por Armindo Tavares
transcrito do blog: http://canariosarlequimportugues.blogspot.com
com autorização do autor